sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mestrado de Direito Ambiental da UEA promove mutirão ecológico no Tarumã

Alunos de mestrado de Direito Ambiental da Universidade do Amazonas (UEA) realizam neste sábado (15), a partir das 10h, um mutirão ecológico para remoção de resíduos sólidos das margens de igarapés situados na área do Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

A ação é parte do projeto "Unidos pela Floresta Amazônica: Mutirão Ecológico de Limpeza para a Preservação dos Igarapés de Manaus", coordenado pelo Grupo de Estudo de Direito de Águas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

O multirão vai fazer remoção de resíduos sólidos localizados às margens dos igarapés situados desde a entrada do rio Tarumã, até o lago Negro, passando pelos afluentes do igarapé da Velha/igarapé do Tabatinga, localizados na bacia hidrográfica do Tarumã. Além disso, os participantes farão debate público sobre gestão dos recursos hídricos.

A Semulsp apoiará a ação com equipes de conscientização e equipamentos para o recolhimento e remoção do lixo. "É muito importante esta mobilização. Manaus é uma cidade com vocação para o meio ambiente e precisa cuidar melhor dos mananciais. Ações como essa ajudam a sensibilizar a população", avalia o secretário Municipal de Limpeza, Paulo Farias.

A atividade terá como base operacional de apoio o flutuante Vitória-Régia, no igarapé da Velha, praia Dourada, bacia do Tarumã, em Manaus, onde será oferecido o apoio logístico e ocorrerão as atividades expositivas.

Fonte: Jornal Emtempo/UEA