quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ministério da Agricultura reconhece fim da febre aftosa no Amazonas

De acordo com informações divulgas pela Secretaria Estadual da Produção Rural do Amazonas, o anúncio deve ser feito nesta sexta-feira (29)
Foto ilustrativa / Fonte: www.gentedeopiniao.com.br
O Amazonas está próximo de tornar livre de febre aftosa. O governo do Estado deve receber nesta sexta-feira (29), o status de “risco médio” da doença, título deve ser concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O anúncio pode ser feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade, por meio de videoconferência, no auditório da sede da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), localizada na Avenida Buriti, nº 1850, bairro Distrito Industrial, a partir de 11h.

O rebanho do Amazonas, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), corresponde a aproximadamente 1,5 milhão de cabeças de gado. O novo status já foi publicado no Diário Oficial da União desta semana por meio da Instrução Normativa nº 28, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Rodrigo Figueiredo.

Para o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, o novo status é o último estágio para o Amazonas ser reconhecido como Estado livre de febre aftosa. “O status é fruto do trabalho de defesa sanitária feita pela Sepror e os órgãos ligados a secretaria e principalmente do investimento do Governo do Amazonas nas campanhas de vacinação contra a doença e de todo acompanhamento técnico que os pecuaristas recebem”, destaca.

Estado livre da doença

Atualmente, apenas dois municípios do Amazonas são reconhecidos pelo governo federal e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livres de febre aftosa com vacinação. São eles os municípios de Boca do Acre e Guajará que possuem, respectivamente, 346.015 e 35.093 cabeças de gado. Ainda, de acordo com o MAPA, partes dos municípios de Canutama e Lábrea também já são reconhecidas com o status livre de febre aftosa com vacinação. Para o MAPA o Estado do Amazonas deve receber, em sua totalidade, o status livre de febre aftosa já no próximo ano.  

Fonte: Sepror