segunda-feira, 16 de março de 2015

Manaus é confirmada cidade olímpica do futebol

Após sucesso na Copa do Mundo, Manaus volta ao cenário mundial nas olimpíadas Rio2016. A confirmação aconteceu em Zurique, sede da Fifa.

Del Nero presidiu reunião do comitê olímpico na Fifa, nesta segunda-feira (Foto: Alexandre Lozetti)

Manaus/AM: Uma reunião na manhã desta segunda-feira, em Zurique, sede da Fifa, definiu que a cidade de Manaus será uma seis sedes do futebol nas Olimpíadas de 2016. Também ficou decidido que o Rio de Janeiro terá dois estádios no torneio dessa modalidade: o Maracanã, palco da final, e também o Engenhão.


O estádio olímpico do Rio receberá apenas partidas da fase de grupos, pois, a partir da segunda semana dos Jogos, será palco do atletismo. A intenção do comitê olímpico da Fifa, cujo presidente é Marco Polo Del Nero, eleito para comandar a CBF a partir de abril, é ampliar a integração do futebol ao restante das competições.


– É um estádio que tem todas as condições de receber um bom público, está em boas condições e será mais um estádio no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas – afirmou Marco Polo, reforçando a ideia de que a Fifa quer o futebol menos distante dos Jogos.



A reunião também determinou que Manaus será a sétima cidade-sede. Além dela e do Rio de Janeiro, também estarão nas Olimpíadas as cidades de São Paulo (Arena Corinthians), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha) e Salvador (Fonte Nova).



Em fevereiro, o governador do Amazonas, José Melo, já havia anunciado que a capital do estado receberia partidas dos Jogos. Dias depois, o Comitê Organizador enviou a lista de sedes indicadas com a presença de Manaus. Porém, apenas nesta manhã a inclusão foi decidida. Havia uma reticência da Fifa por conta da distância física e da diferença de fuso horário para as demais cidades que terão futebol.



– O futebol já é um dos esportes de maior audiência das Olimpíadas, e acreditamos que no Brasil isso ficará ainda mais forte. Nossa ideia sempre foi levar o futebol para todo o país e é possível que essa modalidade saia do Rio de Janeiro, sede dos Jogos. Estamos muito satisfeitos com a entrada de Manaus, acho que vamos cumprir bem nossa missão – exaltou Guilherme Marques, gerente de competições esportivas do comitê.



Pesaram a favor de Manaus a experiência considerada bem sucedida na Copa do Mundo do ano passado, e a necessidade de se espalhar as 58 partidas de futebol masculino e feminino por mais estádios para que os gramados suportem até o fim. A cidade de São Paulo, que teria dois palcos nas Olimpíadas, ficará mesmo só com a Arena Corinthians. O estádio do Palmeiras, antes cotado, não faz parte da lista final.



Fonte: Globo Esporte